sábado, 22 de fevereiro de 2014

O perfil da seleção faroesa

Amanhã tem o sorteio das eliminatórias para o Euro 2016, e a UEFA fez um perfil de todas as seleções participantes. Aqui está o da nossa querida Ilhas Faroe:

Perfil das Ilhas Faroe

Apesar de se terem apresentado em grande estilo, quando derrotaram a Áustria, por 1-0, em 1990, as Ilhas Faroe terminaram no último lugar em cinco das suas seis campanhas de apuramento para o EURO.

Jóan Edmundsson, das Ilhas Faroe, é pressionado pela dupla italiana Daniele De Rossi e Leonardo Bonucci.
Melhor resultado: Nunca se qualificou
Selecionador: Lars Olsen
Melhor marcador: de todos os tempos - Rógvi Jacobsen (10); atual - Fróði Benjaminsen (6)
Mais jogos: de todos os tempos - Óli Johannesen (83); atual - Fróði Benjaminsen (79)
Fundação da federação: 1979
Alcunha: Nenhuma
Onde joga: Tórsvøllur, Tórshavn

Membro da UEFA desde 1990, as Ilhas Faroe obtiveram o resultado mais famoso da sua história no primeiro jogo oficial que disputaram, derrotando a Áustria por 1-0 em partida de qualificação para o EURO'92, disputada na cidade sueca de Landskrona. Na altura não havia ainda campos relvados adequados para a disputa de jogos internacionais, mas, desde então, têm com regularidade recebido jogos de apuramento para os Campeonatos da Europa e do Mundo, nos relvados de Tórshavn e Toftir.

Apenas três das suas 12 participações em fases de qualificação renderam mais do que uma vitória, embora apenas por uma vez, na caminhada para o UEFA EURO 2008, tenha perdido todos os jogos.

Registro no EURO
Jogos disputados
Total: J58 V4 E6 D48 GM34 GS165
Fases finais: J0 V0 E0 D0 GM0 GS0
Qualificação: J58 V4 D6 GM34 GS165

Após se terem apresentado em estrondo em 1990 quando o selecionador proveniente da Islândia, Páll Guðlaugsson os conduziu à famosa vitória sobre a Áustria e a um empate 1-1 na Irlanda do Norte, dois jogos depois, as Ilhas Faroe perderam os cinco duelos seguintes, sofrendo 21 gols sem marcar nenhum. Terminaram em último lugar no grupo, tal como sucedeu em cinco das seis qualificações seguintes. A exceção ocorreu na caminhada para o EURO'96, quando ao vencerem em casa e fora San Marino terminaram em quinto lugar num grupo com seis seleções.

Passaram 38 jogos até que conseguissem obter uma nova vitória, derrotando a Estônia por 2-0, em 2011, sob o comando do técnico irlandês Brian Kerr, no apuramento para o UEFA EURO 2012, acabando com quatro pontos somados. E poderia até ter sido melhor não tivesse a equipe de Kerr permitido dois gols nos acréscimos para perder por 2-1 na primeira partida do grupo, na Estônia. Depois empataram em casa com a Irlanda do Norte e criaram problemas à Itália - acertaram por duas vezes nos postes antes de os "azzurri" saírem de Tórshavn com uma vitória por 1-0.

Jogos memoráveis no EURO
7/6/2011: Ilhas Faroe 2-0 Estônia, qualificação do UEFA EURO 2012
As Ilhas Faroe somaram a primeira vitória na fase de qualificação do EURO ao fim de 38 tentativas ao surpreenderem a Estônia, na altura a apresentar bom momento de forma.

25/5/1995: Ilhas Faroe 3-0 San Marino, qualificação do EURO'96
Dois gols nos primeiros oito minutos garantiram um triunfo recorde no EURO para a equipe de Allan Simonsen.

12/9/1990: Ilhas Faroe 1-0 Áustria, qualificação do EURO'92
O gol de Torkil Nielsen na segunda parte valeu uma surpreendente vitória numa estreia de sonho para as Ilhas Faroe.

Sabia que?
As Ilhas Faroe venceram duas partidas em três diferentes fases de qualificação. EURO'96 (ambos contra San Marino), Campeonato do Mundo de 1998 (ambos contra Malta) e Campeonato do Mundo de 2002 (ambos contra Luxemburgo).

Leia a versão original no site da UEFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário