quinta-feira, 23 de março de 2017

Seleção sub-17 consegue classificação histórica para o Euro


Se a participação na segunda fase, a chamada etapa de elite, das eliminatórias já era histórica, os garotos da sub-17 fizeram ainda mais: conseguiram a classificação para o Euro!

Disputando o grupo 8 no Chipre junto da seleção da casa e de Irlanda e Eslováquia, o primeiro jogo foi uma derrota para os irlandeses por 4 a 0. Na segunda partida, empate sem gols com os cipriotas.

Apesar de enfrentar um adversário tecnicamente superior, as Ilhas Faroe surpreendeu toda a Europa e bateu os eslovacos. Tórur Jacobsen abriu o placar aos 28' e Hanus Sørensen aumentou no início da segunda etapa, aos 45' (são dois tempos de 40). Marián Pišoja diminuiu aos 58', e os adversários ficariam com a vaga caso empatassem, mas os faroeses resistiram e seguraram a vitória até o último minuto.


Grupo 8
Irlanda - 9 pontos
Ilhas Faroe - 4 pontos
Eslováquia - 3 pontos
Chipre - 1 ponto

A Irlanda ficou com o primeiro lugar, mas as Ilhas Faroe se classificou como um dos 7 melhores segundos colocados, sendo que apenas os resultados contra o 1º e o 3º do grupo são levados em consideração. São oito grupos de quatro equipes e alguns ainda não foram concluídos, mas a campanha dos faroeses foi melhor que a de Portugal.

Foi a primeira vez que uma seleção faroesa conseguiu classificação para a fase final de uma competição de futebol. O Euro sub-17 será disputado na Croácia entre 3 e 19 de maio.

Parabéns a todos os jogadores, ao técnico Áki Johansen e a todos que fizeram parte deste feito histórico!

Curiosidade: na campanha para o Euro as Ilhas Faroe venceu os dois países que formavam a antiga Tchecoslováquia (venceu a República Tcheca [ou Tchéquia] por 2 a 0 na primeira fase).

Gols da derrota para a Irlanda:


Partida completa contra o Chipre:


Gols da vitória sobre a Eslováquia:


Veja a galeria de imagens do jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário